Preamplificador para Microfone Balanceado

Introdução.

Este é um circuito para aqueles que querem um pré-amplificador para microfone de baixo custo de boa qualidade sem gastar muito. Para aqueles que querem ampliar suas entradas analógicas, transformando entradas de linha, em entradas de pré-amplificação ativa.

Esquemático Preamplificador para Microfones
Esquemático Preamplificador para Microfones

O circuito consiste em um duplo amplificador que atua no sinal balanceado vindo do microfone. Após amplificados, ambos os sinais são recebidos por um terceiro amplificador  na configuração diferencial. Este, por sua vez, soma os dois sinais, transformado-os em um único sinal com sua amplitude dobrada pela soma de ambos, tornando-se assim , um sinal desbalanceado que pode ser injetado em qualquer entrada de linha de baixa impedância. A este arranjo da-se o nome de amplificador diferencial de alta precisão.

Logo na entrada temos um pequeno filtro LPF (4R7 e 470pF) que trabalha para reduzir frequências RF  que por ventura sejam captadas pelo microfone e pelo cabo . Através dos capacitores de 22pF, estas frequências são excluídas da cadeia de amplificação diminuindo possiveis ruidos e tambem reduzindo o trabalho dos circuitos integrados.

Para microfones que necessitam de alimentação, foi introduzido, logo na entrada, os resistores de 6k81 e um conector para a alimentação Phantom Power (48V). Para aplicações onde este tipo de microfone não será usado, ambos os resistores poderão ser omitidos do circuito.

Os capacitores eletrolíticos de 33uF x 63V servem para bloquear a passagem de tensão DC proveniente do Phantom Power, pois os circuitos integrados comumente utilizados possuem em media uma tolerância de 15V em sua entrada. Caso não seja utilizado o phantom power como descrito no paragrafo acima, estes capacitores poderão ter seu valor de tensão reduzido para 25V.

A configuração onde se encontram os diodos D1~D4 são para amortecer o ripple causado por conexão ou desconexão acidental do cabo, afim de evitar danos a sistemas de potencia ou à audição do usuário. Estes também podem ser omitidos.

O ganho é definido pela interação dos sinais entre suas entradas inversoras em IC1a e IC1b. Logo, o resistor de 10R determina o ganho máximo, e o potenciômetro de 10KR define o ganho minimo. Este deverá ser montado externamente para fácil regulagem de ganho. O ganho máximo do circuito esta em torno de 65-dB.

A impedância de entrada do circuito é de 3k3 Ohms e é definida pelos respectivos resistores. Já a impedância de saída é de +- 150 Ohms podendo variar, dependendo do circuito integrado utilizado.

Todos os resistores deverão ser de metal filme, preferencialmente de 1% de tolerância para máxima rejeição aos ruídos.

Os valores de THD e CMRR variam de acordo com o circuito integrado empregado na montagem. Consultar o Datasheet do componente escolhido

Valores:

D1~D4: 1N4148 ou similar.

IC1 a/b : NE5532, LM833, RC4558, RC4580.

IC2: NE5534 ou ¹/2  de  NE5532, LM833, RC4558, RC4580.

PCB.

Breve será postado uma sugestão de PCB.

Um comentário em “Preamplificador para Microfone Balanceado

Adicione o seu

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑